Assim como a prova social, o review de produtos é um grande aliado para seu e-commerce. Ele possibilita que seu cliente tenha uma prova real dada por outra pessoa sobre aquele produto.

O review de produtos é como se fosse uma divulgação boca a boca de sua loja ou produto. Um e-commerce, diferente de uma loja física não permite (ainda) a possibilidade de experimentar, ver ou tocar o produto, sendo assim a melhor forma de saber se vale a pena ou não adquirir um determinado produto é através dos reviews.

O feedback do cliente é importante para o e-commerce

Ter feedback é uma das formas de saber se estamos no caminho correto e se o produto que você trabalha é vendável. Ele permite que você saiba o que seus clientes sentem em relação tanto a sua marca quanto a seus produtos.

Dados apresentados pela Statista nos EUA apontam que:

  • há um percentual de 17% de consumidores que sempre leem os reviews de produtos online antes de fechar a compra
  • 38% dos consumidores afirmam que os reviews de produtos são um fator decisivo na compra
  • no mundo são 36% dos usuários online entre 25 e 34 anos que leem as opiniões de outros consumidores sobre uma marca ou um produto

Atualmente esta taxa de consumidores que leem os reviews de produtos tem sido cada vez maior e é raro encontrar quem não busca informações sobre um produto ou marca antes de comprá-lo. Estas buscas podem ser feitas através das redes sociais, perguntadas a algum amigo que consumiu o produto, através de opiniões em sites especializados de review de produtos ou de artigos na internet.

É por isto que uma loja que busca o sucesso na internet deve sempre focar na experiência de compra online do cliente.

Outra característica da avaliação do produto é que isto reduz o custo de aquisição de clientes, pois quando uma loja/produto tem boas revisões, isto fará com que o cliente sempre lembre da loja na hora de adquirir um produto.

Um exemplo de e-commerce que trabalha muito bem com revisões é a Amazon:

Review de produtos: a Amazon tem como forte o Review Review de produtos melhora na experiência de compra

Quanto maior é a quantidade de feedbacks sobre uma loja virtual, produtos e processos de entrega mais fácil será a visualização e análise dos pontos que deixam um cliente satisfeito.

Por isso é fundamental investir em avaliações para sua loja que vão além da mercadoria, mas contempla também a usabilidade (facilidade de compra e navegação) e prazo de entrega.

Estas informações podem ser usadas para melhorar a experiência do usuário e satisfação de seus clientes.

Aumentar a satisfação, fidelização e conversão

Como salientamos acima, o review de produtos é uma ótima ferramenta para sua loja virtual.

Além de todos os benefícios citados acima, ela aumenta a satisfação do cliente e fidelização com a marca. A fidelização é o ato de recomendar de forma espontânea sua marca e seus produtos a amigos, familiares e seguidores nas redes sociais.

  • clientes fiéis a marca convertem até 70% a mais em comparação com outros consumidores
  • atrair um novo cliente gera um custo até cinco vezes maior do que manter um já existentes
  • 89% das empresas veem a experiência do usuário como um fator essencial para a fidelização e a lealdade do cliente
  • clientes fidelizados estão 50% mais propensos a experimentar novos produtos e gastar até 31% mais em comparação com novos consumidores

O que torna consumidores em clientes fiéis é a experiência de compra online incrível, tanto no celular quanto no computador. Para isto é interessante e recomendável criar páginas customizadas para os produtos e segmentar a comunicação com os usuários.

Como coletar review de produtos?

Um dos métodos mais eficazes e utilizados por boa parte das lojas virtuais é a pesquisa de satisfação, os mais utilizados são:

  • CSAT (Índice de Satisfação do Cliente): é a pesquisa padrão, que pede que o cliente faça uma avaliação básica e curta sobre o produto, feita em uma escala de 1 a 5.
  • CES (Pontuação do Esforço do Cliente): é a avaliação que mede o esforço que o cliente teve para comprar um produto ou resolver um problema. É feita em uma escala de 1 (esforço muito baixo) a 7 (esforço muito alto).
  • NPS (Net Promoter Score): assim como o CSAT o NPS é um método simples de avaliação, sendo este eficaz e popular no comércio eletrônico, tendo como pergunta clássica “Qual a probabilidade de você recomendar a loja em uma escala de 1 a 10?

A avaliação ou review de produtos é de suma importância para que seu e-commerce cresça cada vez mais. Além de ser uma ferramenta de marketing pode funcionar como um método para reter clientes e trazer novos clientes para seu e-commerce.

Leia também: Carrinho Abandonado: 7 motivos para os clientes abandonarem o carrinho

Agora que você já sabe a importância do review para sua loja virtual, que tal dar voz aos seus clientes? A DW Digital pode te ajudar nesta e em outras etapas do seu e-commerce. Preencha o formulário abaixo que em breve nossa equipe retornará seu contato: