Quando falamos de hospedagem de site e de domínio, sempre recebemos de nossos clientes a seguinte pergunta: o que é hospedagem de site e o que é domínio?

Hoje vamos detalhar o que é cada um, os tipos de hospedagem de site e de domínio, qual a melhor hospedagem para seu negócio e onde você pode contratar.

Então… vamos lá!

Diferença entre hospedagem de site e domínio

Vamos começar desde o começo, ou pelo menos desde o que conhecemos como internet.

A internet foi criada como a maioria das tecnologias, por causa de guerras e para ser mais claro por causa da Guerra Fria que teve seu início em 1945 e seu fim há 30 anos atrás em 1991 com a queda da URSS.

Porém foi somente em 1990 que houve o “boom da internet” com a grande invenção do cientista, físico e professor britânico Tim Berners-Lee o navegador ou browser, e a World Wide Web (www), você pode conferir este vídeo incrível do TecMundo.

Eu quis explicar bem resumidamente sobre a internet pois domínio e hospedagem de site tem tudo a ver com esta história, vejamos:

  • Domínio: O domínio nada mais é que o registro de um nome que será utilizado para conectar seu site a hospedagem de site através de uma palavra, os domínios são únicos ou seja, não existe dois domínios escritos completamente iguais, registrados e ativos. Os domínios possuem caracter ou números que tem como finalidade facilitar o acesso a seu website. Pois, por detrás de cada website existe uma sequencia de números que é chamado de IP, para que o usuário de seu site não precise decorar um número que normalmente terá de 10 a 12 dígitos foi criado esta “máscara” que conhecemos como domínio.
  • Hospedagem de website: a hospedagem é o espaço online reservado para que seu site esteja na internet, é através dela que você irá armazenar seus arquivos do site e e-mails, de acordo com seu projeto você deverá ver qual é a melhor hospedagem para você.

Tipos de domínios

Existe dois tipos de domínios, os chamados internacionais e os nacionais. Há uma entidade chamada ICANN que é a responsável por coordenar os elementos técnicos para garantir que todos os usuários consigam encontrar todos os endereços válidos na internet.

A ICANN é responsável por coordenar os elementos técnicos para garantir que todos os usuários consigam encontrar todos os endereços válidos na internet. Para isso, ela supervisiona a distribuição dos identificadores técnicos e de nomes de domínio internacionais.

Já no Brasil o órgão responsável por esta coordenação é o registro.br.

O registro de um domínio é algo simples de fazer e recomendamos a GoDaddy para os registros internacionais e o próprio registro.br para registrar os domínios nacioais.

Cada domínio por sua vez possui uma anatomia, ou seja, uma estrutura que o divide em três partes: o nome, a extensão e o código do país (opcional). 

O que é hospedagem de site e domínio, quais os tipos
Estrutura de um domínio na internet.

Existe algumas regras ao registar um domínio:

  • O domínio deve ter entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;
  • Domínios nacionais (.br) permitem o uso de caracteres acentuados, mas eles não são recomendados porque nem todos os servidores de e-mail suportam esta opção;
  • Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas, AgenciaDw.com.br será reconhecido como agenciadw.com.br, por exemplo;
  • Não se pode utilizar hífen no início e nem no final do domínio.

Sobre as extensões de domínio existem dezenas, porém iremos falar sobre elas em um post futuramente.

Tipos de hospedagem

Como dito anteriormente, a hospedagem é o local onde você irá armazenar os arquivos online de seu website. Existem basicamente 5 principais tipos de hospedagem (até a data de hoje) sendo elas:

  • Hospedagem gratuita;
  • Hospedagem compartilhada;
  • VPS;
  • Hospedagem na nuvem (cloud);
  • Hospedagem dedicada.

Hospedagem gratuita

A hospedagem de site gratuita só é indicada se você está pensando em desenvolver um projeto e quer testar primeiro o protótipo deste projeto. Ele é ideal para quem não tem certeza da viabilidade de seu projeto ou que pensa em breve contratar uma hospedagem de sie paga.

Deve-se ter em mente que não existe almoço grátis, ou você paga por um serviços/produto ou você que está sendo este produto. Muito cuidado!

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é a opção mais barata que você irá encontrar no mercado, e também é a mais utilizada. Na DW Marketing Digital oferecemos o serviço de monitoramento e gerenciamento de pequenos websites através de um plano compartilhado com a Hostgator.

Quando você contrata uma hospedagem compartilhada, seu site estará compartilhando o espaço com outros em um servidor.

Por isto mesmo este modelo de hospedagem é recomendada somente para sites menores e que não recebem tanto tráfego.

VPS – Servidor Virtual Privado

Este tipo de hospedagem pode ser considerada um intermediário entre a hospedahem compartilhada e Cloud.

Neste modelo de hospedagem você ainda irá compartilhar seu site com outros, porém de uma maneira diferente da compartilhada que está em um dispositivo físico.

Por se tratar de um servidor virtual, a memória e capacidade de armazenamento é reservada virtualmente para cada servidor, ou seja, ele será utilizado apenas por seu site ou os sites que você gerencia.

Recomendamos este serviço para pequenas lojas virtuais e sites que requerem um acesso maior do que um compartilhado.

Hospedagem na nuvem – Cloud

Conforme a internet vem crescendo e os sites requerem mais acessos, foi criado a hospedagem em nuvem que facilita que a hospedagem seja flexibilizada de acordo com sua demanda no momento em que está sendo usada.

Isso quer dizer que, se por algum motivo o servidor chegar ao limite de acessos, impedindo o tráfego, o acesso é direcionado a um outro servidor, com espaço para atender novas demandas.

Muitas empresas estão escolhendo migrar do serviço VPS para este tipo de hospedagem devido a melhor experiência da hospedagem Cloud.

Atualmente a DW Marketing Digital disponibiliza este tipo de hospedagem para nossos clientes através do Google Cloud, Digital Ocean e Linode. Quer saber mais? Fale conosco!

Hospedagem dedicada

E por fim a hospedagem dedicada. Este tipo de hospedagem de site já foi um dos queridinhos de grandes empresas e lojas virtuais pois como o próprio nome diz, seu sites estará sozinho usufruindo de um servidor (ou servidores) físico. O cliente tem controle total sobre esta máquina para otimizá-la de acordo com suas necessidades específicas, inclusive de desempenho e segurança.

O servidor dedicado tem algumas vantagens como a personalização, desempenho, segurança e suporte, porém os custos e seu alto grau de complexidade faz com que nem todos optem por este tipo de hospedagem.

Qual a melhor hospedagem para seu website?

Como tudo na internet a resposta é DEPENDE. A primeira coisa a se fazer antes de analizar qual a melhor hospedagem para sua empresa é verificar seu projeto, porém temos algumas dicas:

Hospedagem grátis:

  • Se você ainda não está certo do seu projeto;
  • É apenas um protótipo;
  • Não está preocupado com segurança.

Hospedagem compartilhada:

  • Sites institucionais com poucas páginas e pouco acesso;
  • Não fará atualizações constantes;
  • Não vê importância se o site ficar um pouco lento as vezes;
  • Não tem ou não quer investir muito em hospedagem.

Hospedagen em nuvem:

  • Lojas virtuais;
  • Site grande ou que tem uma alta quantidade de acessos;
  • Preocupado com segurança e privacidade;
  • Posso investir porém não muito;
  • Se importa com velocidade e desempenho do seu projeto.

Hospedagem dedicada:

  • Grandes lojas virtuais;
  • Segurança e privacidade são de extrema importância;
  • Tenho uma equipe de TI que ficará responsável;
  • Posso investir em um servidor.

Conclusão

Se você tem uma empresa ou quer ter um blog na internet, você terá que tomar duas decisões, a primeira é o nome do seu domínio e a segunda é qual hospedagem de site escolher para seu site.

Agora que você sabe o que é domínio e hospedagem de site, que tal conferir 7 dicas de como escolher sua plataforma de e-commerce.