O sucesso de uma loja virtual depende de diversos fatores, e com certeza o SEO é uma das principais para você ranquear sua loja virtual.

As técnicas de SEO são fundamentais em sua estratégia, lembrando sempre que SEO é muito mais do que ter um módulo em seu site e sair repetindo diversas palavras chaves sem ao menos fazer um estudo delas.

Um bom SEO diz respeito ao trabalho de on-page (SEO interno) como as otimizações de imagem (ALT nas imagens, tamanho correto, descrição, etc.) um bom título e conteúdo, além de algo que muitos lojistas esquecem que é a arquitetura de um site como uma boa categorização e a URL adequada para cada página e produto.

Feito esta introdução, é hora de aprofundar na otimização de sua loja virtual nos mecanismos de busca. Este guia de seo será suficiente para você começar a entender a importância de melhorias em sua loja virtual e começar a realizar cada uma delas, você também poderá contar com nossa equipe e especialistas para isto.

Confira nossa última live com dicas básicas de SEO para WordPress, da Instalação até a configuração acessando este link.

O que é SEO para loja virtual?

SEO é uma sigla em inglês que quer dizer (Search Engine Optimization) sendo para loja virtual um processo que tornará suas páginas mais visíveis nos resultados dos buscadores (SERPs).

Na prática ele funciona da seguinte maneira, uma pessoa está procurando produtos que são vendidos no seu e-commerce e você deseja se classificar o mais alto possível para gerar tráfego e como consequência disso, vendas.

Você poderá também optar por tráfego de pesquisa paga, sendo que uma loja virtual vai precisar de anúncios para vender mais, porém com certeza a utilização de técnicas de SEO fará que o custo e a efetividade seja muito maior.

Normalmente SEO para e-commerce refere-se a otimização dos títulos das páginas, descrição de produtos, links internos e externos, criação de boas meta tags e bons metadados com o objetivo de ranquear sua loja virtual.

Tenha em mente que cada produto que você vende tem que ser dedicado e projetado para atrair tráfegos dos motores de buscas.

Porém algo que você tem que ter em mente para ranquear sua loja virtual é que as páginas estáticas também tem valor, como:

  • Home page do site (página inicial);
  • Sobre a empresa;
  • Página de dúvidas como FAQ e informações;
  • Artigos de blog (saiba o porquê de ter um blog para seu e-commerce);
  • Respostas em uma central de ajuda;
  • Página de contato.

Criar uma lista de palavras-chave e termos relacionados a estas páginas é uma grande ideia para ranquear sua loja virtual. Algumas ferramentas como o Ubersuggest ou caso sua loja seja em Woocommerce o plugin Rank Math.

Qual a importância do SEO para sua loja virtual?

Quando um consumidor precisa de um produto ou serviço, qual a primeira coisa que ele faz? A grande maioria realiza uma pesquisa no Google.

Estes consumidores estão procurando dicas, opções, comparação de preços e outras informações para ajudá-los a tomar decisões na hora de comprar um produto. É neste ponto que usar o SEO para ranquear sua loja virtual é uma excelente estratégia.

A falta de tempo e/ou conhecimento, faz com que muitos gestores negligenciam esta parte do seu e-commerce e que seu concorrente sempre apareça à frente quando um produto é pesquisado no Google.

É nesta etapa que entram as ações de SEO para loja virtual, este ponto é muito importante e não deve ser negligenciado. Aliás, sua importância é tão grande que deve ser levada em conta antes mesmo de criar sua loja virtual.

O SEO pode parecer uma tarefa grande, especialmente se seu site contém centenas ou milhares de produtos. Para ser mais claro, o SEO é sim uma tarefa que demanda tempo e planejamento, porém é possível acelerar este processo com as dicas abaixo:

Dê prioridade as páginas

Tenha em mente quais são as páginas que recebem mais tráfego para isto use sempre o Google Analytics, sabendo estas métricas você poderá escolher melhor qual página começar a trabalhar para ranquear sua loja virtual.

Além do mais, se você quiser que as pessoas se concentrem em um produto específico, comece otimizando ele.

Crie um fluxo de trabalho de SEO

Ao começar o SEO em uma loja virtual, isto exigirá que você crie alguns requisitos específicos. Como:

  • A escolha das palavras chaves;
  • Adicionar metadados;
  • Nomear corretamente as imagens;
  • Adicionar atributos alternativos (ALT) as imagens;
  • Incorporar termos relacionados que se enquadrem nessa categoria;
  • Criar uma boa descrição de produtos;
  • Atentar aos links internos e externos.

Pesquisar a concorrência

A estratégia de SEO para ranquear sua loja virtual deve ser projetada para que seu e-commerce esteja sempre à frente de seu concorrente.

Observe os sites de seus principais concorrentes e verifique seus esforços de SEO. Identifique como tornar sua loja melhor do que as deles.

Continue com o CRO

A otimização da taxa de conversão (CRO) deve sempre seguir seu SEO.

Use as palavras-chave certas para ranquear sua loja virtual

As palavras-chave ainda são importantes, porém devemos levar em conta que não podemos sobrecarregar títulos ou descrição dos produtos com elas. As palavras-chave tem que estar presentes com um certo grau de densidade e com conteúdo relevante.

Mencionar a palavra-chave primária no título, na descrição e nos atributos de imagens além dos subtítulos do produto. Estes termos irão ajudar o Google a entender sobre o que sua página fala.

Faça uma análise das intenções de buscas, CPC e intenção do usuário

Antes de usar uma palavra-chave, faça uma pesquisa sobre ele. Quais são as frequências de buscas, quão competitivo ela é no CPC e o que os usuários procuram quando a utilizam.

Você pode usar ferramentas como o Ubersuggest ou até mesmo o Google Trends.

Volume de buscas

O volume de pesquisa indica o quanto de interesse uma determinada palavra trás nos consumidores. Um alto nível de buscas indica que esta palavra chave tem mais popularidade, isto significa que você terá mais pesquisas ativas para ela, porém um maior grau de concorrência.

Uso do CPC

O CPC informa o quanto as pessoas estão dispostas a pagarem pelo clique em uma determinada palavra-chave. Quanto maior o CPC maior é a competição por determinada palavra chave

Intenção do usuário

A intenção do usuário mostra o que uma pessoa deseja encontrar ao digitar uma determinada palavra na barra de pesquisa do Google.

Por exemplo, se uma pessoa busca por “bicicleta” e pressiona ENTER, ela quer informações de loja de bicicleta, como consertar bicicleta, benefícios de andar de bicicleta e não algo totalmente diferente como compra de trator, certo?

Você tem que pensar sempre como o usuário poderá efetuar uma busca e criar esta intenção do usuário em sua página.

Conclusão

Este pequeno guia de SEO para ranquear sua loja virtual, traz alguns pontos que você poderá verificar ao iniciar sua loja virtual e alguns pontos que você poderá fazer no decorrer deste processo.

Um dos pontos interessantes de analisar também é a plataforma de e-commerce que você irá utilizar, para isto você pode acessar 7 dicas de como escolher a melhor plataforma para sua loja virtual.