No post de hoje falaremos sobre o genciamento de sua loja virtual em home office. Saiba como você pode gerenciar seu e-commerce na pandemia com a mesma eficácia (ou até melhor) que antes.

7 dicas para gerenciar sua loja em home office

Você lembra aquela época que passava horas a fio perdidas no trânsito? Parece que foi há uma década, porém foram há alguns meses (da data deste post). Infelizmente o motivo para o trabalho em home office foi devido há pandemia do COVID-19 que estamos enfrentando no ano de 2020.

Porém não é disto que faleremos hoje e sim de algo que possa auxiliar sua loja a vender mais e de uma forma constante que é o trabalho home office.

Confira abaixo 7 dicas para você gerenciar seu e-commerce trabalhando em home office.

1 – Disciplina é fundamental

Quando falamos em home office, o que passa na cabeça de muitas pessoas é “como manter o foco”. O trabalho em home office exige muita concentração e disciplina, pois não é raro perdermos a atenção com nossos filhos, barulho do vizinho, campainha, aquela série da Netflix ou aquele game que “precisa” ser zerado.

Por isto a discilpa no home office é fundamental para o gerenciamento de sua loja virtual.

2 – Tenha um local para trabalhar

Este é um dos principais pontos que tem que ser levado em conta ao trabalhar em casa. Infelizmente nem todas pessoas tem um lugar preparado em sua casa que servirá como trabalho. Porém é fundamental que se crie uma rotina de trabalho em somente um lugar e não pode ser com o notebook no colo vendo TV.

Se possível separe um cômodo de sua casa, e o ideal é ter um teclado e mouse para facilitar o trabalho. A iluminação é imprescindível na hora de trabalhar, isto fará com que sua vista não canse muito. Tenha sempre por perto o essencial para trabalhar como caderno de anotação, canetas, marca texto, pastas, etc. Não esqueça da garrafa com água.

3 – Vista como se fosse para o escritório

NUNCA fique de pijama no home office. Ao acordar vista-se como se estivesse indo para o escritório, isto fará com que seu cérebro entre nesta rotina de trabalho, isto é fundamental!

4 – Tenha horários de trabalho definido

Não é difícil nos perdermos no horário ao trabalharmos de casa, por isto defina um horário ao fazer o trabalho home office. É claro que não precisa ser algo tão estático quanto era no escritório, porém evite virar a noite trabalhando isto fará com que a gestão do seu e-commerce se torne infrutífera.

Tenha horários para almoçar, tomar um lanche, iniciar e finalizar seu trabalho.

5 – Estabeleça limites

Eu sei que não é fácil colocar limites em quem amamos (trabalho home office há pelo menos 5 anos). Porém isto é primordial para mantermos o foco.

Aprender a dizer não é ideal quando aquele seu amigo ou familiar pedir para fazer uma “coisinha” no horário de trabalho, pois mesmo trabalhando home office você não está “em casa” e sim você está utilizando sua casa para trabalhar.

Estabeleça limites claros para que eles possam ficar cientes dos seus horários de trabalho e do seu novo escritório.

6 – Prepare tudo para o gerenciamento do seu e-commerce

Faça uma lista dos itens que você precisa ter para o gerenciamento da sua loja virtual. Itens como computador, uma boa internet, documentos, telefone, caderno de anotação, caneta e o que mais precisar.

No começo pode ser um pouco difícil saber, porém aos poucos garanto que se tornará mais simples. Garanta que estes itens estejam sempre por perto para que você não perca seu tempo procurando.

7 – Não esqueça o mundo ao seu redor

Por mais que estejamos em um momento complicado, devemos sempre lembrar que para um e-commerce funcionar é preciso de fornecedores e parceiros. Fique atendo sempre em fazer contato um eles, marque reuniões via Skype ou Zoom, isto fará com que o relacionamento se fortifique mesmo a distância.

E lembre, tudo isto vai passar e sairemos desta mais fortes e com mais experiências ??.