Que o WordPress é um dos melhores sistemas para desenvolvimento de website, loja virtual e blog não podemos discordar, porém, você saber quais são as versões que têm e o que elas podem oferecer?

Hoje iremos falar a respeito das versões WordPress.com e WordPress.org e qual versão você pode usar para cada projeto.

Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

Como falamos acima, a plataforma possui 2 versões sendo elas o WordPress.com e WordPress.org. Eles possuem algumas semelhanças como o painel, alguns templates, a estrutura de plugins, temas, páginas e post, porém o que fará você definir qual é o melhor para seu projeto serão as diferenças entre eles.

Para cada versão do WordPress existem vantagens, desvantagens e cada uma delas são voltadas para um perfil de usuário distinto.

O WordPress.com

O WordPress.com é a versão grátis da plataforma, o uso da plataforma é grátis, porém você pode optar por alguns módulos e temas pagos. Ele é recomendado para quem está pensando em criar um blog e não tem nenhuma experiência anterior e não quer gastar nada com uma hospedagem ou desenvolvedor.

Sua principal vantagem sobre o WordPress.org é que você não irá pagar nada para ter um blog ou site, até é possível você implantar alguns temas e ferramentas extras, porém nada além disto.

Além disso, vale citar que a WordPress.com é uma empresa com fins lucrativos de propriedade da Automattic.

Aparência do WordPress.com

Falamos acima que o WordPress.com tem como maior vantagem ser gratuito, porém você pode optar por algumas vantagens nos planos pagos, tendo custo entre 100% grátis até $24.92 por mês.

Com o plano gratuito o seu site terá:

  • Um subdomínio WordPress.com, por exemplo blog.wordpress.com
  • Terá anúncios do WordPress.com
  • E possui um espaço limitado

Você pode optar por este plano no início e depois migrar para o plano pago que terá seu próprio domínio e os anúncios serão removidos.

O WordPress.org

O WordPress.org faz parte de uma organização sem fins lucrativos chamada WordPress Foundation tendo como objetivo democratizar o código aberto.

Apesar de o WordPress.org e WordPress.com estarem intimamente ligadas por seu fundador Matt Mullenweg ambas tem autonomia e públicos diferentes.

O grande objetivo de ambas as plataformas são o de facilitar o processo de criação, porém o WordPress.org oferecerá uma gama infinita de plugins, temas, códigos e uma comunidade imensa de desenvolvedores, programadores e designers que poderão auxiliar você no desenvolvimento de seu projeto.

O site da DW Digital é estruturado com o .org bem como a grande maioria de nossos clientes têm seu site desenvolvido com esta tecnologia. Ele veio para facilitar e ampliar o leque de possibilidades na hora da criação de seu site, você pode desenvolver desde portais de notícias, sites como o da Instant Shop até lojas virtuais complexas como o da Arquitetura das Flores que foi desenvolvida 100% através do WordPress .org

Dashboard do WordPress.Org

As vantagens desta versão são inúmeras, permitindo a grande capacidade de personalizações, implantação de plugins com suporte de seus desenvolvedores, programadores e uma equipe gigantesca na internet através de Fóruns, Slack e Facebook, suporte a personalização de código e o melhor é que a licença de todos softwares estão debaixo da lei LGPD de proteção de código.

O serviço a priore pode até parecer “grátis”, pois você pode entrar no no site, baixar o código e instalar em um servidor, porém você terá um gasto com a hospedagem, tempo de estudo ou ao pagar um programador para desenvolver.

As desvantagens são o custo com a hospedagem e caso você não tenha uma equipe ou profissional, você será o responsável pelas atualizações e otimizações do site, e isto requer um conhecimento mesmo que mínimo da estrutura do sistema.

E agora, qual escolher?

Tudo isto vai depender do seu uso, se você está querendo desenvolver um blog para estar na internet e não se preocupa muito com a questão do domínio e não pode pagar alguém para desenvolver para você, eu recomendo com muitas ressalvas o WordPress.com. Porém, se você é uma empresa ou quer algo digamos, mais profissional, com certeza o WordPress.org será a melhor opção para você.

Você poderá também entrar em contato com a nossa equipe e iremos lhe ajudar com seu projeto e como escolher qual a melhor plataforma para sua empresa.

Agora que você sabe qual versão de WordPress trabalhar saiba a diferença entre domínio e hospedagem de website.