O Blog para e-commerce

Com o passar dos anos a concorrência por um espaço on-line tem se acirrado, com isto o blog pode ser a solução para alavancar as vendas do seu e-commerce.

Blog é uma das ferramentas mais populares do marketing digital, além de ser uma das mais antigas. Ele é um site que tem como objetivo a publicação de conteúdos como fotos, vídeos e artigos.

Estas publicações são chamadas de post e são uma base importante para uma boa estratégia de marketing digital.

O blog é uma poderosa ferramenta para a divulgação de produtos e aumento de vendas para seu e-commerce.

Resultados de se ter um blog

Segundos os dados do E-commerce Trends, uma loja virtual que possui um blog atualizado recebe em média 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes.

São muitos os e-commerce que mantêm um blog e que têm sucesso nesta ferramenta. E por isto separamos alguns motivos que com certeza levarão você a repensar a estratégia do marketing digital de seu e-commerce e criar um blog hoje mesmo. Confira:

Blog gera autoridade e ajudam sua loja a vender mais

Quando você cria um blog e fala sobre seu produto, serviço e mercado de atuação, você está dizendo para seu público que sua empresa “entende do que vende”. Isto faz com que seu público reconheça você como um especialista no assunto e passe a confiar ainda mais na sua marca.

Se você tem um blog de qualidade que gera engajamento, com conteúdos de qualidade e relevância, isto demonstra que entende do assunto.

Se você entende e conhece bem seu mercado de atuação e reconhece as dores da sua persona, essa tarefa de criar conteúdos relevantes se tornar algo simples.

Um blog com bom conteúdo fará que você seja relevante para o Google

Ao publicar bons conteúdos em um blog, automaticamente sua empresa terá mais páginas indexados no Google em comparação a um site comum. Isto fará com que a probabilidade de outros sites linkarem para o seu seja maior, como consequência melhorando seu posicionamento nos motores de busca.

Em nossas consultorias em SEO, sempre passamos para o cliente a informação de que ele precisa escrever para humanos e como consequência estará sendo relevante para o Google.

Blog para e-commerce é barato

Se a decisão de ter um blog acaba pesando no bolso temos uma notícia para você, ter um blog é muito barato!

Sistemas como o WordPress.com permitem que você crie um blog gratuitamente e em poucos minutos. Porém vai uma dica, para algo mais profissional recomendamos o uso do WordPress.org (em breve falaremos mais a respeito destas duas ferramentas).

A manutenção de um blog consiste em, basicamente, conhecer a fundo quem são as personas da sua empresa, e tendo isto em vista criar conteúdos exclusivos que ajudem na resolução de problemas e sanar dúvidas.

Educar seu público

Um dos maiores benefícios de se ter um blog para e-commerce é o de educar seu público. Através dele você conseguirá mostrar qual a importância do seu produto ou serviço para seu público-alvo, sem mencioná-los.

Para fazer isto você pode abordar temas relativos a seu produto ou serviço, explorar quais são as dores e a melhor forma de solucionar.

Dê as pessoas mais conteúdos e menos anúncios

Se você perguntar para qualquer cliente qual a preferência dele, a de receber informação sobre seu produto, como usar este produto, e dicas relativas a seu público, etc. ou se elas preferem receber somente propagandas. Com certeza a maioria escolherá receber conteúdo ao invés de anúncios.

É isto que o Inbound Marketing trás com a criação de conteúdos através do blog para e-commerce.

Isto é reflexo da mudança no comportamento dos consumidores, que não quer mais ser interrompido por publicidades que têm pouco a acrescentar.

Os resultados serão permanentes

Para que blog para e-commerce tenha todos estes benefícios citados acima, as publicações devem manter uma periodicidade, porém, ainda que você abandone seu blog, ele poderá continuar gerando resultados.

Ao contrário de quando você deixa de investir em publicidade, pois quando você o deixa no ar ele ainda mantêm os links e a autoridade das páginas no Google. Em outras palavras, você ainda recebe tráfego de forma gratuita.

O conteúdo atrai potenciais clientes qualificados

Falamos no post sobre Dados para seu e-commerce, quais eu devo analisar? a respeito do Custo de Aquisição de Cliente (CAC), este é o KPI que mostra o quanto você gasta para adquirir um novo cliente para seu e-commerce.

Quando você possui um blog e publica conteúdos relevantes para sua persona, você está automaticamente atraindo clientes qualificados para seu e-commerce, além de educar estes clientes.

Tenha em mente que as pessoas estão conectadas diariamente buscando por conteúdos que as entretenham, tirem suas dúvidas e resolvam seus problemas.

Conclusão

Se nada disto convenceu você sobre a importância de criar um blog para e-commerce, segue uma pesquisa da SEM Rush que informa que 82% dos consumidores tem uma impressão positiva da marca após consumirem os conteúdos produzidos por ela.

E então, você está convencido da importância de um blog para e-commerce? Que tal entrar em contato conosco para que possamos lhe ajudar na criação e produção de conteúdo para seu blog!